Lightyear cancela produção de 0 para se concentrar em Lightyear 2 SEV

Menos de dois meses após o início da produção oficial, a Lightyear interrompeu repentinamente toda a montagem de seu carro-chefe 0 solar EV. Em vez disso, a empresa holandesa diz que vai mudar todo o seu foco e recursos para o desenvolvimento e produção de seu segundo modelo – o Lightyear 2. Isso é um tanto surpreendente e levanta a questão de saber se Lightyear terá os fundos para alcançar seu segundo sol. Modelo EV em produção em escala.

Tem sido um caminho longo e (principalmente) recompensador para a Lightyear até agora, já que a startup com sede na Holanda, que começou como uma competição estudantil de veículos solares, está desenvolvendo algumas de nossas mais impressionantes tecnologias de veículos internos. durante recentemente

Isso começou com o Lightyear 0, o EV solar há muito prometido pela empresa, que esperava ser uma faísca real em um segmento não comprovado, aparentemente destinado a provar o que era possível além dos veículos elétricos a bateria tradicionais.

Depois de dirigir o protótipo 0 no verão passado, estávamos mais certos do que nunca de que o Lightyear era algo especial. Não apenas experimentando o Lightyear 0 ao volante, mas discutindo todas as coisas sobre tecnologia solar e EV com as equipes que o desenvolveram e implementaram.

Em novembro passado, estivemos na Finlândia para o início oficial da produção do Lightyear 0, o primeiro nome da empresa a chegar ao mercado. No entanto, esse título pode vir com um asterisco, já que a Lightyear anunciou uma interrupção completa da produção de VEs solares para se concentrar em seu segundo modelo.

Produção de Luz
Uma prévia do Lightyear 2 / Fonte: Lightyear

Ano-luz 2 para reorientar a produção, mas pode ser alcançado?

A Lightyear acaba de emitir um comunicado à imprensa anunciando sua estratégia de negócios revisada, oferecendo explicações pouco informativas por trás de frases vagas como “superação de desafios”. Devido a esses “desafios”, a equipe Lightyear explicou que suspenderá toda a produção do 0 para se concentrar inteiramente no Lightyear 2.

Isso inclui um pedido ao tribunal para cancelar todos os pagamentos que recebe por seu modelo principal, o que certamente decepcionará os quase 1.000 clientes que esperavam não apenas a entrega do primeiro elétrico solar elétrico do mundo a chegar ao mercado europeu, mas também o mais aerodinâmico Produção. veículo do mundo. O fundador e CEO da Lightyear, Lex Hoefsloot, disse:

Infelizmente tivemos que tomar essa decisão. Todo o processo de desenvolvimento do Lightyear 0 proporcionou à nossa empresa muitos aprendizados valiosos nos últimos anos. Agora estamos reorientando toda a nossa energia na construção do Lightyear 2 para estar disponível aos clientes em um cronograma.

Ao conhecer a equipe Lightyear e ao ler esta nota, fica claro que essa decisão não foi tomada levianamente, e aqueles que trabalharam durante anos para trazer esse bebê elétrico solar para uma linha de montagem provavelmente estão ficando muito mais entusiasmados com essa decisão. do que qualquer titular de reserva, mas não é uma notícia animadora para uma startup que deu um grande passo na produção de SEV em escala.

Com esta decisão, a Lightyear coloca todos os seus ovos movidos a energia solar em uma cesta na forma de um modelo de $ 40.000 chamado Lightyear 2 com um alcance máximo de 500 quilômetros. Embora a empresa tenha mostrado apenas breves imagens do EV solar até agora, a demanda está crescendo rapidamente.

A lista de espera da Lightyear (sem pré-encomendas) foi aberta em 5 de janeiro para clientes dos EUA e da Europa e já ultrapassou 40.000 nomes individuais, juntamente com outras 20.000 pré-encomendas de clientes de frota. Hoefsloot explicou:

Esperamos finalizar alguns investimentos importantes nas próximas semanas para atualizar o Lightyear 2 para um veículo elétrico solar acessível disponível para um público mais amplo.

Sem dúvida, um lado positivo, mas como o CEO da Lightyear menciona acima, a startup precisará de algum dinheiro de investimento sério para ter sucesso em sua segunda tentativa de produção viável de EV solar.

Atualmente, não está claro o que a Lightyear pretende fazer com os poucos VEs solares produzidos desde o quarto trimestre do ano passado, ou se algum deles foi entregue aos clientes. Se assim for, o Lightyear 0 poderia ser um veículo de colecionador ainda mais exclusivo quando Lightyear pretendia apenas construir 946. Pedimos esclarecimentos à empresa.

Certamente aprenderemos mais sobre como a Lightyear planeja escalar sua segunda tentativa de um EV solar nas próximas semanas e meses, especialmente se melhorar alguns “investimentos importantes”.

Pegue a eletricidade

Esta notícia é chocante para mim pessoalmente e, considerando o momento, acredito que vários funcionários dentro do Lightyear HQ também foram pegos de surpresa por esta notícia.

Em uma nota positiva, o apetite pelo Lightyear 2 já era enorme, e a maioria das pessoas nem viu a revelação completa (algumas almas sortudas podem ter visto pessoalmente (* piscadela *).

Portanto, posso entender a mudança de foco de Lightyear. Um EV solar elegante, eficiente e, o mais importante, acessível está ao seu alcance. Grande parte da tecnologia do Lightyear 0 ainda está sendo usada, mas algumas melhorias foram feitas. Tem as características de uma casa no papel, mas será que vai entrar em produção?

O que me assusta aqui é a mudança repentina, especialmente de uma estratégia inicial de vender um Lightyear 0 de 250.000 euros para 946 2. Como você financia um EV solar que venderá mais volume. , mas com um MSRP muito mais baixo? E como a Lightyear aumentará a produção a esse nível para atender à alta demanda por esse veículo?

Um grande parceiro de produção/contrato de fabricação (ou mesmo dois) é quase obrigatório nessa situação, então é uma notícia que eu ficaria de olho daqui para frente. Talvez a produção da UE e dos EUA também? Tenho certeza de que Lightyear já está considerando todas as coisas.

Eu pensaria… Eu esperaria que a equipe Lightyear tivesse discussões financeiras muito encorajadoras a portas fechadas para alcançar uma mudança ousada e mortal em sua estratégia. Ainda sou fã da empresa e de sua tecnologia, então estou torcendo totalmente por eles e pelo Lightyear 2 (claro que estou na lista de espera). No entanto, minha confiança no futuro da empresa sofreu um grande golpe hoje.

Entre Sono Motors, Aptera e agora Lightyear, o futuro da mobilidade solar EV está sendo questionado. Vamos esperar pelo bem da Terra que todos os três superem seus respectivos obstáculos e tenham sucesso.

FTC: Usamos links de afiliados para obter renda. Mais

Leave a Reply